Pentacampeão mundial no peso e bicampeão absoluto, Xande Ribeiro é um dos maiores competidores da história do Jiu-Jitsu. Em 2011 visitamos a Universidade do Jiu-Jitsu, em San Diego, e o faixa-preta ensinou um macete básico para aplicar um arm-lock com eficiência.
Confira a explicação passo a passo:
1, 2 - Na montada, um dos macetes é fintar com o estrangulamento para depois partir para o braço. Mas o diferencial mesmo é enfiar o dedão na gola, com a palma da mão para baixo, em vez de enfiar os quatro dedos. Isso vai facilitar na hora de trocar as pegadas e agarrar o braço. Parece brincadeira, mas um segundo que ganhamos ou algo que proporcione um pouco mais de ajuste pode ser imprescindível para o sucesso na execução do golpe.
3, 4 - Em seguida, apoie a mão que está livre à frente, no tatame, e jogue o peso para o mesmo lado. Ajuste o braço do oponente para o armlock, na medida em que leva o cotovelo do adversário com o seu quadril. Aproxime seu joelho da cabeça dele. Usar o quadril para levar o braço dele é importante. No fim do movimento, pode usar a mão para colocar seu cotovelo ainda mais para dentro.
5, 6 - No momento de cair para trás e puxar o braço, a posição da mão que explicamos no início vai facilitar o ajuste final, na hora de trocar a pegada da gola para o braço. Além disso, em todos os movimentos, apesar de a pegada estar dentro da gola, ela ajuda a deixar o braço do oponente bem ajustado. Puxe o braço numa pegada com o polegar dele para cima, una os joelhos para ficar bem justo e dê a barrigada.
#BrazilianJiuJitsu #JiuJitsu #BJJ