Em 2005, a lenda do Jiu-Jitsu Rickson Gracie organizou o evento Budo Challenge, ou Desafio Budo, competição que trouxe quatro lutadores por peso, três assaltos de três minutos, penalizações para amarração e três pontos para tentativas de finalização que levem perigo, contra um ponto para passagem de guarda, queda, raspagem, montada, pegada de costas...
Ao cair da noite do dia 19 de outubro, o sorriso e as palmas do mito do vale-tudo para os campeões das seis categorias, quatro brasileiros, um japonês e um norte-americano, foram a senha: todos tinham triunfado, inclusive o ilustre promotor. Confira quem foram os vencedores:
Até 60kg:
O torneio de Rickson não tinha a competição de expression session, ou melhor manobra, conhecida por quem acompanha o Circuito Mundial de Surfe. Se assim fosse, o amazonense Bibiano Fernandes teria sido um forte concorrente. O triângulo voador usado para finalizar Edward Sanchez na primeira luta encheu o atleta da Gracie Barra de confiança para pegar o braço de Suichiro Katsumura (algoz de Maurice Goffart na primeira rodada) na final da categoria até 60kg.
Até 68kg:
Bicampeão entre atletas até 66kg do ADCC, Leozinho Vieira faturou a categoria até 68kg do Budo. Para chegar ao título, vitória por pontos sobre o japonês Koji Komuro, que passara por Michel Goffart. Antes, porém, Leozinho eliminara o havaiano Baret Yoshida depois de passar seguidas vezes a guarda, botar o joelho na barriga e montar. A vitória só veio por pontos graças à elasticidade de Yoshida, que escapou das diversas tentativas de finalização.
Até 77kg:
Se Marcelinho Garcia teve uma pedra no sapato, o nome é Cameron Earle. O mineiro da Alliance foi eliminado logo na primeira luta ao ser superado por pontos em luta que Garcia tentou, em vão, encaixar posições de finalização. A vitória do pupilo de Ralph Gracie veio graças a uma tentativa de pegada na chave de pé. Marcelinho até tentou a recuperação, porém, amargou a segunda derrota para Earle, que o havia derrotado no Mundial de Jiu-Jitsu de 2000, quando ambos ainda eram faixas-roxas. Na decisão do peso, melhor para o japonês Shinya Aoki, que pegou Earle na chave de pé depois de eliminar Ali Abdelaziz com uma chave de braço voadora na primeira rodada.
Até 87kg:
A imagem de Ronaldo Jacaré sendo jogado ao chão logo no início da luta contra o judoca Mike Weaver deve ter feito muita gente temer pelo futuro do bicampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu no Budo Challenge. No entanto, a queda serviu só para incitar o astro, que manteve a pressão, raspou para ir para as costas e em seguida finalizar no braço. Na decisão do peso, não houve espaço para surpresas e o título foi garantido com um triângulo justo que obrigou Karl Amoussou dar três tapinhas.
Até 98kg:
A disputa do título da categoria até 98kg foi a única que brindou a torcida com clássicos brasileiros. Nos dois, melhor para Xande Ribeiro. A primeira vítima foi Givanildo Santana. “No segundo round consegui ir para as costas, não perdi a posição e finalizei no pescoço”, contou Xande, que completou a festa com vitória sobre Robert Drysdale, campeão mundial dos pesados de Jiu-Jitsu: “Ele veio com a mesma estratégia da guarda fechada, só que abri, passei, consegui manter o cem-quilos e finalizei no braço, no segundo round.”
Acima de 98kg:
O nome é de brasileiro, mas Rafael Lovato Jr. é norte-americano, e foi o campeão da categoria acima de 98kg do Budo. O primeiro passo rumo ao título foi dado com uma vitória sobre Rolles Gracie, pego no estrangulamento. Na final, Lovato encarou o japonês Takeshi Kosai, de quem chegou às costas ainda no primeiro round. Quando partiu para o estrangulamento, viu (e sentiu) a mão sendo mordida pelo japonês, motivo suficiente para a desclassificação sumária do Tyson nipônico.
#BrazilianJiuJitsu #BJJ #JiuJitsu #BudoChallenge