Esse texto abaixo foi retirado de uma matéria que o Luca Atalla escreveu sobre o Jiu-Jitsu de Manaus para a GRACIEMAG em 1998.
"Saulo Ribeiro, Sérgio Souza, Walid Ismail, Paulo Coelho, Frédson Alves, Alberto dos Santos, Valois, Fábio Aníbal, Cristiano Ribeiro, Omar Salum, Kleber Gadelha, Willian Couto, George Clay, Marco Aurélio, Alexandre Ribeiro, Iran Mascarenhas, Francisco Nonato, Jorge Navalhada, e muitos outros nomes. Todos campeões e com destaque no Brasil em termos de jiu-jitsu e alguns até em vale-tudo. A intenção da minha viagem para Manaus no mês de maio era descobrir o porquê do jiu-jitsu amazonense ter tanto destaque em termos de competição. Para isso, visitei as principais academias, observei o esquema de treinamento dos atletas, estudei a história da arte-suave na região, e, principalmente, conversei muito com as pessoas de lá, e tirei a prova real no final da semana em que fiquei hospedado na capital do Amazonas, quando ocorreu a 1a Copa Manaus de Lutas Casadas. Neste evento pude observar atletas que já conhecia de outros campeonatos e muitos outros que nunca haviam competido nacionalmente atuarem com desenvoltura no maior evento de lutas casadas que já tivemos notícia."
Foto1- Reyson Gracie, pioneiro do Jiu-Jitsu em Manaus. Em dezembro de 1976, à convite do hoje senador Arthur Virgílio, visitou a capital amazonense. Lá conheceu um disciplinado grupo de atletas nadadores do Atlético Rio Negro Clube que queriam aprender Jiu-Jitsu. Foi plantada a semente e um ano depois retornou a Manaus e implantou definitivamente sua academia e a Federação Amazonense de Jiu-Jitsu. A presidência ficou a cargo do competente Roberto Caminha Filho e Reyson assumiu a direção técnica.
Foto 2 - Algumas semanas depois a viagem, soubemos que a lancha de Espártacus, a mesma que a gente usou para nos puxar no wakeboard, explodiu com um vazamente de gasolina. Felizmente ninguém ficou ferido.
Foto 3 - Paulo Coelho e Frédson Alves.
Foto 4 - A alegria e os traços marcantes do povo de Manaus.
Foto 5 - Royler Gracie testando suas habilidades no wakeboard
Foto 6 - O famoso Hotel Tropical, parece que o único seis estrelas do país, tem um zoológico próprio, vegetação típica e acomodações de luxo, lá conseguiram fundir conforto com a sensação de estar na Amazônia.
Foto 7 - Mais um treino de Paulo Coelho e Frédson Alves.
Foto 8 - O açaí, naturalmente, é muito melhor que o encontrado no Rio de Janeiro. Muito puro, apesar do calor, toma-se uma tigela inteira sem que se crie água em volta da tigela. E como no Rio, os atletas são adeptos da refeição da fruta nortista. Todos os dias depois do treino, é comum o Açaí e Cia, maior loja no estilo, ter em cima de muitas de suas mesas kimonos suados e dobrados após a sessão de uso.
Foto 9 - Mais uma academia visitada, a Agenor Alves Jiu-Jitsu.
Foto 10 - Filial Nova União.
Foto 11 - Academia Monteiro Jiu-Jitsu.
#bjj #jiujitsu #jiujitsumanaus #manaus
574 views
755 views
659 views